segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Análise: Comunicação Anti-Social

Extra!Extra! Comunicação Anti-Social lança incrível conteúdo programático!

Se você clicou, leu e ainda assim não gostou, pode ir parando por aqui. Agora, se você não entendeu e achou que era piada interna - mas ainda assim ficou curioso, ou então achou muito doido...

Para o post dessa semana, foi uma escolha fácil comentar sobre o blog dos nossos companheiros comunicólogos Renata Carneiro, Leandro B. Lima e Bruno Fonseca. Cria da mesma disciplina que nos originou, o Comunicação Anti-Social pode até não ser o "filho" mais bonitinho, mas é certamente o mais promissor (aquele que, no mínimo, vai ser lembrado como: Nossa! Você precisava ver...).

A proposta de encarar com ironia todas as agruras que envolvem nossa vida profissional leva à blogosfera, e muito bem por sinal, um tipo de humor normalmente confinado em redações, ilhas e salinhas de café. O conteúdo reflete de forma correta esse universo, e o dinamismo empregado à redação dos textos também proporciona interações interessantes.

É em relação ao design que surge alguma crítica. O layout novo - que é bem melhor do que o antigo, diga-se de passagem - não agradou, mas muito mais porque o cinza presta um desserviço ao conteúdo sempre ''vivo " do blog do que por qualquer outra coisa. O formato entrecortado que a postagem de sumários confere também não ajuda muito nesse ponto. Mas como quase analfabeto em assuntos alinhados com publicidade que somos, nem podemos nos estender não.

Um outro ponto em que pecam os nossos amigos é a falta de widgets, ou uma exibição um tanto quanto tímida deles. Serão o "Assinar: Postar Comentários" um recurso a mais? Creio que não. Mas a quantidade de posts e a criatividade com que eles são escritos supera de longe esse pequeno inconveniente, afinal, blogs foram feitos para serem lidos, e não para servirem de brinquedinhos. E se uma das premissas bloguísticas é a interatividade, basta pontuar aqui que o boletim pensado por eles tem até uma enquete que funciona como post-de-retorno ao boletim eletrônico.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Elections again

No Brasil, onde o voto é obrigatório, as eleições são freqüentemente tema - de rodas de buteco a conversas intelectuais – e despertam os mais distintos tipos de paixões ou ojeriza.

Nos Estados Unidos, país que opta pelo voto facultativo, há quem passe incólume pelo período eleitoral. Neste ano, com o fantasma da recessão cada vez mais próximo de se materializar por lá, pode até ser que a história mude um pouco. Afinal, pra que se importar, né? Mas há quem se importe, e muito.

Pra não escapar muito da linha que nos propusemos a fazer, vai a primeira sugestão: Acesse o blog Raleigh Connection. Criado por Cedê Silva, aluno de Comunicação Social da UFMG e um dos vinte universitários brasileiros escolhidos pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para acompanhar as eleições americanas de 2008, o blog é uma fonte interessantíssima de pontos que geralmente são pouco observados sobre as eleições estadunidenses.

Saindo um pouco da blogosfera, sugiro outro destino interessante na net. Tudo bem, estou indicando uma notícia publicada pelo Estado de Minas, que sabemos não ser lá uma fonte muito confiável. Mas, se for verdade, esta é uma conversa que eu gostaria de ter presenciado. Será que Fidel tem bandeirinha pró-Obama?

Por fim, não creio que algum de nós possa estar alheio à eleição desta terça feira. Por isso, vá até o site If the world could vote e exerça seu dever cívico! :P

Por Ismael dos Anjos

Eleições na Blogosfera

Se tem um tema no qual cada um tem a sua opinião e o debate fica acirrado, são as eleições, principalmente no segundo turno. Seja em BH ou nos Estados Unidos, muitos já defendem o seu candidato favorito, os insatisfeitos enumeram os defeitos dos dois oponentes e os indecisos procuram pescar um ou outro comentário para compor a sua própria visão das coisas. Pois em matéria de opinião não existe lugar melhor um debate acalorado do que blogosfera. E neste post trazemos algumas indicações de blogs sobre as eleições para vocês ficar por dentro dos bastidores das campanhas.

Campanha no ar – Folha Online
Este site traz os bastidores das disputas em todo o Brasil, principalmente das capitais. É claro que Rio e São Paulo exercem uma atração mais forte sobre as notícias, mas também sobra espaço para Porto Alegre, Belo Horizonte e outras.

Blog das Eleições – Portal Uai
Ligado ao jornal Estado de Minas, o blog traz uma cobertura completa das eleições em Minas Gerais, principalmente em Belo Horizonte, onde temos o segundo turno entre Márcio Lacerda (PSD) e Leonardo Quintão (PMDB). É escrito pelos jornalistas Bertha Maakaroun, Baptista Almeida e Patrícia Aranha, todos do Estado de Minas.

Pedro Dória
O Blog de Pedro Dória não é especificamente sobre o pleito eleitoral, mas é uma boa pedida para quem quer acompanhar as eleições nos Estados Unidos. O jornalista está na Califórnia, estudando na Universidade de Stanfod. Também é uma boa opção para quem quiser se informar sobre o candidato Fernando Gabeira (PV) que disputa a prefeitura do Rio com Eduardo Paes (PMDB).

Por Larissa Veloso